1960
Fumo e pecuária, atividades econômicas em alta. 

Na década de 60, as atividades econômicas predominantes no Município de Lagarto(SE) era o cultivo e industrialização do fumo e a pecuária. Com visão inovadora, José Augusto iniciou no mundo dos negócios com a comercialização de fumo moído em corda, estimulando o plantio do fumo do pequeno e médio agricultor, com a garantia de aquisição da safra.

1980
Sucesso do Fumo Saci.

Diante do crescimento do comércio do fumo, o empresário José Augusto cria a Empresa J. Vieira - Indústrias de Fumo Saci Ltda, que contribuiu para a expansão do comércio do fumo para toda a região Nordeste. Criando assim a sua própria marca, Fumo Saci, atuante no mercado até os dias atuais.

1984
Indústria de Torrefação e Moagem de Café Maratá.

Visando novos horizonte para os negócios, o empresário José Augusto ingressa no setor alimentício através da aquisição da Indústria de Torrefação e Moagem de Café Maratá, dando continuidade a produção do Café Maratá, presente no mercado desde 1962.

1985
Lançamento do Fumo Maratá.

Ampliando seus horizontes pelo estado, um importante marco foi a abertura de uma filial da Indústria de Torrefação e Moagem de Café Maratá, conhecida como Fumo Maratá, aumentando a fabricação de diferentes tipos de fumos e seus derivados, em escala de produção cada vez maior.

1986
Novo negócio, embalagem plástica impressa.

O empresário, José Augusto Vieira, ingressa em mais um novo setor do mercado, o de embalagem plástica impressa, ampliando assim os seus negócios, atuando nos supermercados, panificações e embalagens para fumo, dentre outros.

1991
Inauguração da Agropecuária Maratá e do Comercial Maratá.

Através de uma visão apurada para o desenvolvimento de novos negócios, José Augusto, cria a  Empresa Agropecuária Maratá, destinada à criação de bovinos para corte, além da inauguração do Comercial Maratá, atendendo o comércio varejista de material de construção em geral.

1993
Inauguração da Fundação José Augusto Vieira.

Projetos sociais sempre estiveram na pauta da família Vieira. Assim foi inaugurada a Fundação José Augusto Vieira, que através da Escola Nossa Senhora das Graças, oferece educação básica e outros projetos sociais, visando o desenvolvimento integral do educando, assegurando-lhe uma formação indispensável para o exercício da cidadania e condições para progredir em estudos posteriores.

1997
Sucesso no setor de embalagens impressas e flexíveis.

Em virtude do progresso dos negócios no setor de embalagens plásticas impressas e flexíveis, o empresário inaugura outra indústria, Maratá Indústrias de Embalagens, objetivando amplitude de produção, com a fabricação de produtos de diversas medidas e formatos (saco, bobina, sacolas) transparentes, pigmentadas, lisas e impressas, com várias matérias primas.

1998
Sucesso no setor de descartáveis.

José Augusto Vieira não para de expandir seus interesses. Ingressa no setor de descartáveis com a abertura da Empresa Maratá Indústria de Copos, produzindo potes, copos, pratos e tampas. Outro alvo interessante do grupo foi atingido: o setor de bebidas. Foi fundada a Maratá Indústria de Aguardentes, através do processo de moagem da cana de açúcar. Mais tarde, ampliou sua linha de produção, com a produção para vinhos e uísque.

2000
Crescimento para além das terras sergipanas. Exportação e Café Maratá.

A marca Maratá torna-se um sucesso internacional com a Empresa Maratá Sucos do Nordeste Ltda, uma indústria processadora de sucos e concentrados de polpas, fornecendo e exportando matéria-prima para empresas engarrafadoras e outras empresas do ramo alimentício, que utilizam o suco de frutas como base para seus produtos. Link: www.maratasucos.com
 
Mediante o crescimento da atividade primordial do Café Maratá, é fundada a Indústrias Alimentícias Maratá, dando início a construção do novo complexo industrial na cidade de Itaporanga D'Ajuda(SE). O Grupo expande os negócios além das fronteiras de Sergipe, iniciando suas atividades em terras vizinhas, com a fundação da Citricultura Maratá Ltda, no município de Rio Real, Bahia.

2003
Café Maratá. Melhorando vidas!

É inaugurado o complexo industrial do Café Maratá - Indústrias Alimentícias Maratá Ltda, sediada no município de Itaporanga D'Ajuda (SE), possibilitando melhoria na qualidade de vida da população local, através da geração de empregos e renda. O início das atividades da nova fábrica proporcionou aumento na capacidade produtiva do café, além de um crescimento em toda a linha de produtos Maratá.

2004
Faculdade José Augusto Vieira. Oportunidade ao alcance de todos.

É fundada a Faculdade José Augusto Vieira – FJAV, que faz parte do projeto de expansão educacional da Fundação José Augusto Vieira, oferecendo ensino superior de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho.

2006
Ampliando negócios internacionais!

Visando atender a demanda de mercado, é aberta uma filial da Maratá Sucos do Nordeste, na cidade de Lagarto(SE). A partir daí se desenvolveu linhas de produtos dentro do padrão Tetra Pak. Além disso, foi fundado o Armazém Geral Maratá, um complexo de armazenagem na cidade de Vitória da Conquista(BA), suprindo o comércio de exportação e importação de café cru em grãos.
Inauguração do Colégio José Augusto Vieira, oferecendo à cidade de Lagarto e comunidades vizinhas um ensino pautado em qualidade, ética e competência, abordando cursos de nível fundamental e médio. Link: www.cjav.com.br

2007
Mudando rumos! Da educação à produção de novos produtos.

Visando a extensão dos projetos sociais da Fundação José Augusto Vieira, é inaugurada a Escola José Augusto Vieira, na cidade de Estância (SE), oferecendo ensino fundamental (até o 5° ano). Diante de uma mudança de linhas de produção, o aguardente fabricado pelo grupo foi substituído pela linha de molhos em geral (molho de pimenta, vinagres, entre outros), alterando a razão social da Maratá Indústria de Aguardente para I.V.L - Industria Vieira LTDA, além do estabelecimento de uma filial, sediada no bairro Cidade Nova, no município de Lagarto, Sergipe.

2011
Construção do Complexo Industrial JAV.

 A construção do novo empreendimento do Grupo Maratá no Município de Lagarto(SE), destinada às instalações da Empresa JAV - Indústria de Alimentos, a qual produzirá toda linha de derivados de milho como flocão, floquinho, mingau, salgadinhos, temperos e farinha láctea.   

2013
JAV - Indústria de Alimentos.

A nova empresa do Grupo Maratá, JAV - Industrias de Alimentos proporcionou um aumento de produtos oferecidos pelo grupo, tais como: flocos de milho, fubá fino e grosso, mingau, farinha láctea, mistura para bolo, temperos, salgadinho, macarrão instantâneo, dentre outros produtos derivados do milho. 

 

 

Talentos Maratá

 

Faça seu cadastro no Banco de Talentos da Maratá e participe da nossa seleção de profissionais.

Clique Aqui

SAC

 

Serviço de Atendimento ao Consumidor

0800 880 7050

sac@marata.com.br